"Pele bronzeada, mulher Brasileira, a coisa mais linda... Chamada de avião, corpo de violão, a maior obra prima..."
Aiaiai, escuto esta música e já me imagino na piscina, na praia, aquele solzão, aquela pele de dar inveja, bem douradinha *-*. Porém, esta última fica só na imaginação ): rs... Eu queimo muito rápido, porém fico acinzentada, parecendo encardida -kk- e nada daquele "Corpo delgado, da cor do pecado." - Hoje estou muito musical hein.
Por isso já começarei afirmando que não são apenas as branquinhas que ficam vermelhinhas (minha mãe sofre com isso) e não alcançam o tal sonhado bronzeado, já que sou morena e fico cinza cinza :/ rs.
Mas enfim, já que a estação do ano ta quase chegando, o tempo ta voando e o calor já ta aqui (31ºC em Sampa e eu derretendo, minha amiga do RJ disse que lá chegou aos 44ºC), vamos falar sobre bronzeado?
Para quem é curiosa (eu), busquei umas informações mais científicas para começar entendendo melhor do assunto:
"O escurecimento da pele é causado pelo aumento ou liberação do pigmento melanina (que é castanho) dentro das células da pele horas após a exposição à radiação ultravioleta. A melanina é produzida e libertada pelas células chamadas melanócitos (quando sofrem uma lesão em seu DNA) e protege o corpo de absorver radiação solar em excesso, o que pode ser prejudicial."
Destaque:
"Dependendo de sua carga genética, algumas pessoas podem adquirir um bronzeado muito maior e mais rapidamente, enquanto outras pessoas não."
Logo já percebi que minha melanina ta mais pra cinza que castanha rs. Ah, e obrigada Wikipédia, a enciclopédia livre *-* rs.
PS: Existem dois tipos de radiações que são a UVB e a UVA, mas isto eu deixo para quem entende explicar melhor.
Enfim, ainda que lindo e super em alta no Brasil, o bronzeamento pode trazer riscos a saúde (AAAH e estou falando do natural viu? O artificial nem pensar, é proibido por lei já que traz riscos a pele, câncer e envelhecimento precoce). E por isso é essencial o uso do protetor solar, acho essa tabela da Loreal Paris interessante:
Mas ainda bem que contamos com ingredientes mágicos que nos ajudam no dia a dia, sejam naturais ou produtinhos fabricados né?
Na parte de natural contamos com os alimentos ricos em betacaroteno (percursor da vitamina A) que auxiliam na produção de melanina e ao mesmo tempo são antioxidantes, prevenindo o envelhecimento da pele e promovendo o bronzeado perfeito.
E onde são encontrados?
Fácil, alimentação: Espinafre, repolho, brócolis, agrião, cenoura, abóbora, manga, mamão, etc.
Eu vou fazer o teste da cenoura nesse verão e depois venho trazer os resultados, ok?
E os fabricados?
Nossa sempre companheira maquiagem! Que já é muito comum de ser visto em desfiles, ou acharam que aquelas pernas brilhantes e bronzeadas na passarela não tinham uma ajudinha?
Pois é, maquiagem especial para o corpo que garantem este visual, além de disfarçarem estrias e outras manchinhas. (Mas eu acho que compense mais misturar pó em um hidratante do que pagar "milhões" nestes cremes :x)
E para terminar alguns fatos históricos (de novo wiki rs) relacionados a moda e ao tom da pele, muito legal:
"Na Roma antiga, as mulheres deliberadamente clareavam suas peles com cosméticos. Na época de Shakespeare, antes da revolução industrial, uma pele não-bronzeada significava um alto status na sociedade.
Na Europa, durante a maior parte dos séculos XVIII e XIX, uma pele não-bronzeada era considerada atrativa, especialmente em mulheres, já que a pele bronzeada estava associada ao trabalho manual de pessoas que trabalhavam em fábricas ou como empregados de pessoas mais ricas. Ter a pele clara significava que a pessoa tinha riqueza suficiente para contratar outras pessoas para fazer o trabalho manual.
Na França do século XVIII, membros da corte real enfatizaram este ponto ao passarem pó em seus rostos para que parecessem o mais branco possível.

Como os padrões de trabalho mudaram durante o século XX, muitos trabalhos começaram a ser realizados dentro de prédios, e a pele bronzeada começou a ser vista como uma credencial para membros de classes que podiam adquirir momentos de lazer.
Quando a famosa designer de moda Coco Chanel acidentalmente adquiriu um bronzeado durante uma viagem de férias à Riviera Francesa nos anos 1920's, ela impulsionou entre as pessoas de pele branca um desejo de ter a pele bronzeada.
Nos anos 1960s, houve uma mudança primitiva do significado do bronzeado para a sociedade e a pele bronzeada entre os brancos frequentemente significava status social, riqueza e saúde. Como a maioria dos trabalhos de hoje em dia são realizados dentro de edificações, uma pessoa bronzeada entre brancos significa que ela teve a riqueza necessária para adquirir um tempo de lazer para si."
É incrível como desde sempre a riqueza interfere em todos os setores da vida né :s
Beijo beijo!
Gostei das dicas do teu blog que até já estou seguindo. Vem conhecer meu cantinho sisitricot.blogspot.com.br
ResponderExcluirOi linda, obrigada pela visita e por ter gostado... Eu estou indo retribuir agora mesmo.
ExcluirSeja bem vinda! Beijão