sábado, 14 de setembro de 2013

Fugindo do tema - Rock in Rio... Rock?

  
  
  Boa tarde amores!
  Não sei como está o tempo de onde estão mas aqui em São Paulo o céu está lindo (no sentido no céu limpo e calor, já que no sentido de poluição fica bem feio) e isto ajudou na minha ideia para este post. Aliás, pelo menos o cérebro tem que fazer algo já que estou em tanto tédio num belo sábado como este.

  Dividida entre televisão e notebook, percebi que não tinha como fugir do Rock in Rio 2013 já que no momento está em todos os lugares (mídia) rs. Na televisão os shows, nas redes sociais as críticas e elogios. Senti então uma vontade enorme de falar sobre e me deparei como uma "triste" situação: embora eu seja bem eclética como citei em alguns posts, sou cercada de amigos que são completamente extremos, ou seja, uns gostam de rock e odeiam qualquer outro tipo de música, outros odeiam rock e amam apenas um único estilo e etc, o que tornou impossível de falar sobre este assunto já que não conseguem ver com uma opinião neutra o fato de outros estilos além de rock no evento.

  Então, como já havia comentado recentemente sobre a questão do assunto do blog e que faria alguns posts "fugindo do tema", aqui estou eu para falar sobre o Rock in Rio. 


  Uma das coisas mais faladas é a falta de relação entre o nome do evento e suas atrações. Eu mesma já fiz a "piadinha idiota" de citar: Cade o rock no R o c k in Rio? Foi então que iniciei minha busca para saber sobre o nome. Uma das explicativas que encontrei foi de que a palavra rock no inglês tem significado mais complexo do que para nós, ou seja, não significa apenas o estilo musical, mas também festas, comemorações, embalar, etc, dependendo do contexto da frase, transformando assim o sentido de Rock in Rio em Festa no Rio.

  Falando com um amigo meu rockeiro que não está contente com o fato do próprio rock estar em falta no evento (falando nele, um salve e um beijo para o Piffer), expliquei sobre a questão do nome e ele me falou exatamente o seguinte: "Não é pelo nome e sim pela história." E lá fui eu saber mais de toda a história do Rock in Rio.

  Vamos começar citando que o criador deste evento é um publicitário, por sinal, um dos mais famosos. Com base nesta frase você já pode entender todo o resto. 

  Não? Então vamos lá... 
  Um ótimo publicitário, logo, um ótimo entendedor de marketing. E qual relação do marketing com o Rock in Rio? Toda, foi uma forma de atingir um grande público para divulgar algo. E como conseguir isto? Fazendo com que as pessoas prestem atenção através de algo que elas gostam. 

  Ta, e daí?
  Simples, o evento foi criado há 29 anos, na década de 80, onde o rock passava por seu grande momento, era a grande moda e explosão no Brasil (os que curtem rock mesmo continuam até hoje) e todos queriam ir. Assim, atingiu inúmeras pessoas e fez o maior sucesso... Percebeu que homem esperto né. 

  Com estas informações é fácil entender todo o resto: O Brasil se tornando um país cada vez mais com diversificados gostos e assim se diversificando também as atrações dos shows, o que atingi todos tipos de públicos, não só presencialmente como através da mídia. 
  E a questão do nome ficou óbvia, não tem como altera-lo se já é conhecido e famoso assim.
  
Obs: Deixando claro que gosto desde rock até axé e não trato de questões pessoais mas sim de forma neutra, pois independente das opiniões não deixa de ser marketing para obter lucro, aliás, isto está em tudo no atual sistema capitalista em que vivemos.

Beijo beijo  

12 comentários:

  1. Aee Lits curti em, mais enfim eu como rockeiro, eu reconheço o nome da Byonce, da Invete Sangalo, entre outros artista que não toca rock que esta no Rock in Rio, mais a revolta de nos rockeiros, é a seguinte, Vimos o Rock in Rio nascer e crescer no rock,apenas gostaríamos que continuasse assim, infelizmente o maudito capitalismno esta falando mais alto, nada contra os artista que esta tocando no rock in rio, apenas acho que não é evento para eles. Como sera que os fans de Axé se o Rock invadisse o Axé Bahia, como sera que os fans de musica eletronica ira regir, se o rock invadisse as maiores Haves do mundo, apenas acho que eles invadiram o nosso espaço, se é uma questão de Marketing bora colocar rock no Axé Bahia que tal ? Todo mundo acha que eu falo isso por causa do nome do evento "Rock in Rio" mais não, eu falo isso pela historia que o Rock in Rio teve.
    Bom Lits vc esta de parabéns fez uma matéria muito boa, e concordo Rock in Rio fugiu do tema...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi piffer, obrigada pela visita *-*
      Até citei você, viu rs.
      Enfim, concordo contigo e foi muito bom ver a sua opinião já que por ser rockeiro pode me dar um outro ponto de vista.
      Obrigada, de novo! ALiás foi graças a nossa conversa que surgiu o post *-*
      beijão

      Excluir
  2. Assim, eu curto rock, mas não exageradamente igual outros blogueiros, mas achei estranho também. No entanto, adoro coisas diferentes, mesmo que outras pessoas não gostem ahuehue
    Seguindoo *--*
    With You

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mandi...
      Seja bem-vinda e obrigada pelo comentário!
      Por ser eclética também prefiro assim rs :x
      mas quem curte rock deve ficar muito bravo.
      beijão!

      Excluir
    2. Oi Mandi...
      Seja bem-vinda e obrigada pelo comentário!
      Por ser eclética também prefiro assim rs :x
      mas quem curte rock deve ficar muito bravo.
      beijão!

      Excluir
  3. Cara, apesar de hoje eu cantar gospel, antes disso eu fazia covers do Nirvana, SOAD, Paramore, Joan Jett, Charlie Brown Jr, Legião Urbana, Cazuza... entre outros e eu acho muito legal um evento que traz vários artistas internacionais para o nosso pais, mas esse nome não tem mais a ver com esse evento. Rock (mas Ivete Sangalo é rock? Beyoncé é rock? Jessie J. é rock?) e "in Rio" (sendo que a cada ano o evento é em um lugar do mundo). Então acho que deveriam voltar a essência do evento e criar outro para trazer essas estrelas e astros para o Brasil.

    Seguindo - Beijos - http://heytutty.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que legal *-*... Quando citou Charlie Brown Jr, Legião Urbana, Cazuza deu até um aperto, que pena que se foram.
      Mas enfim, concordo completamente contigo, mas acho quase impossível mudarem o nome, é uma pena :/
      E obrigada por expressar sua opinião *-*
      Beijão

      Excluir
  4. Eu não curto muito o rock minhas músicas são gospel, Talita obrigada pela sua visita também já estou te seguindo estou muito feliz em ter mais uma amiga de blog, Talita fique com Deus beijos.
    Blog/Grupo Amigos/FanPage/ Pinterest/NetworkedBlogs/Bloglovin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flor, também fiquei muito contente *-*
      seja bem vinda e fiquei com Deus também! Beijão

      Excluir
  5. Sempre pensei assim também, não curto rock tipo de jeito nenhum,(os únicos perfeitos são Evanescence e Paramore pra mim, rs Esses rock pauleira que nego se bate não é comigo mesmo, tenho horror!) mas sempre tive isso na cabeça como é rock in Rio tem que ter 2 ou 3 dias de rock pensava.. Ai depois começaram a colocar pop, eletrônico e tudo mais.. Bom eu amo David Guetta, amei a apresentação dele de paixão!! E Beyoncé eu curto muito ela e as músicas, mas achei ela tão antipática.. --'
    Acho que tem que ter espaço sim para todos os tipos de música, mas como a proposta é rock então que seja rock.

    http://pamlepletier.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâm, obrigada pela visita e por deixar aqui a sua opinião.
      Também creio que fugiram da proposta, mas como foi dito no texto, tudo gira em torno do lucro né... Fazer o que ):
      Também não curto muito não rs, mas o importante é respeitarmos!
      Volte sempre linda,
      beijão!

      Excluir

Todos comentários e visitas serão retribuídos, não esqueça de deixar seu blog :D
Obrigada e volte sempre.
Beijo beijo *-*

within

Poderá gostar também de: