sábado, 31 de agosto de 2013

Bolinha branca no cabelo?

  Meninas, após pintar meus fios de preto na tentativa de conseguir deixar crescer o cabelo natural (estava ruivo antes) notei que haviam bolinhas brancas em alguns fios, bem pequenas e que ficavam próximo as pontas.



  Procurei minha cabeleireira e também a dermatologista para saber o que eram estas bolinhas e se tinha relação com a tintura. Elas me falaram que estas "bolinhas" já estavam ali e que apenas não conseguia ver porque meus cabelos estavam mais claros e agora com a cor escura ficou mais visível.
  
Mas o que são elas?

  Estas bolinhas recebem o nome científico de Trichorrhexis nodosa (melhor chamar de pontinhos brancos rs) e surgem quando as cutículas do fio se abrem devido a agressões diárias e químicas que utilizamos, ou seja, quando os fios estão enfraquecidos. 


E por que isto ocorre?

  Porque o cabelo é formado basicamente pela queratina. São milhares desta proteína sobrepostas umas as outras formando cadeias e assim surgem os nossos fios que são facilmente modificados (como no caso da formação deste pontinho) com as agressões ditas acima. 

  Para entender melhor: Suponha que você tenha descolorido os fios e por isto o pH do seu cabelo está super elevado e isso os deixam super frágeis, formando os tais pontinhos que fazem com que o fio parta facilmente. Esta partição do fio é o que causa a Trichoptilosis, ou as famosas e temidas pontas duplas:



(imagem: maxibolsa)

  Por isto é tão comum falarmos da necessidade da queratina nos fios e de processos como a cauterização. Cabelo é bom mas da trabalho rs. 
Beijo beijo



4 comentários:

  1. Oi Flor , amei seu blog.
    Ainda mais falando sobre cabelos, vai ser bom trocar conhecimentos.Eu uso muito PH balance, pq ele sela as cutícula . Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza serei visita constante no seu *-*
      Obrigada pela visita e vou procurar por este produto.
      Beijão!

      Excluir
  2. Ai meu cabelo está assim devido eu ter pintado ele e feito luzes agora está dando muito trabalho pra mim recuperá-lo :/ mais estou fazendo muita hidratação e a próxima vez que eu for fazer mecha vou fazer cauterização Beijos !
    atuaisdicas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu também, desde a última vez que descolori (e olha que já faz quase um ano)... Temos que ter muita paciência pra tratar :/
      Obrigada pela visita linda!

      Excluir

Todos comentários e visitas serão retribuídos, não esqueça de deixar seu blog :D
Obrigada e volte sempre.
Beijo beijo *-*

within

Poderá gostar também de: